Silvestre Alves

18/02/2013 02:02

Jornada ao Interior do Brasil

Henrique Kugler

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/aventura-no-interior-do-brasil/


Muito antes de existirem autoestradas ou trilhos de trem, mercadorias eram transportadas em lombo de burros e mulas. Eram centenas, às vezes milhares de animais, que viajavam meses a fio transportando produtos e mantimentos para as mais diferentes regiões do país. E quem cuidava de tantos burricos e mulinhas? Eram os tropeiros – assim chamados por conduzirem as tropas de animais pelas tantas rotas que ligavam cidades próximas ou distantes.

As caravanas que percorriam a região sudeste, entre Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e arredores, eram chamadas de tropas cargueiras. Levavam todo tipo de mercadoria, desde gêneros alimentícios até artefatos têxteis para abastecer o comércio local.

Já as comitivas tropeiras que vinham do sul, desde o Rio Grande, Uruguai e Argentina, eram chamadas de tropas xucras. Transportavam animais para serem vendidos nas grandes feiras que aconteciam na cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo.

Transportar estes animais era uma aventura e tanto! Para conhecê-la melhor, você pode juntar os amigos em volta do Jogo do Tropeiro, uma brincadeira que recria as antigas expedições desses viajantes pelo interior do Brasil.

Desenvolvido pelo professor de português e literatura Silvestre Alves Gomes, da Secretaria de Educação do Paraná, o tabuleiro é o mapa das rotas, e, com o auxílio de cartas de baralho, o jogador enfrenta os numerosos desafios que aparecem pelo caminho. Cobras venenosas, ladrões, emboscadas de índios e rios caudalosos são alguns dos obstáculos que o jogador deve superar até atingir o objetivo: conduzir e preservar a tropa de animais até seu destino final.

Cancioneiro da Rota Notícias

cancioneirodarota@hotmail.com

Fone: (42) 3028-9939