Silvestre Alves

16/02/2013 23:02

Tropeirismo para Reunião pedagógica no Colégio Estadual Jose´Elias da Rocha

http://pibid-historia.blogspot.com.br/2012/11/reuniao-pedagogica-no-colegio-estadual.html


 

11/11/2012

A última reunião pedagógica no Colégio Estadual José Elias da Rocha, realizada no dia 01 de novembro de 2012, seguiu um trabalho diferenciado. Os professores tiveram a oportunidade de participar de uma Oficina Pedagógica sobre o Tropeirismo como patrimônio cultural da região dos Campos Gerais – PR e as possibilidades de ensino, teve como ministrante Silvestre Alves Gomes,  professor de Língua Portuguesa, da rede estadual de ensino do Paraná, e pesquisador sobre a temática.

O desenvolvimento dos trabalhos obteve êxito, os professores participantes gostaram do evento, pois a dinâmica utilizada, com músicas, vídeos e o Jogo do Tropeiro, material didático de autoria do próprio ministrante, possibilitou aos professores reconhecer aspectos importantes da história local/regional, assim como, desfrutar de momentos de descontração, por meio do jogo. Durante a reunião também foi servido um café tropeiro para degustação e um almoço típico – Arroz e Paçoca Tropeira, preparados pelos pibidianos.
Sem dúvida, além das reflexões realizadas sobre as possibilidades de trabalho sobre temáticas relacionadas à história local/regional, em projetos interdisciplinares, foi um momento importante de integração entre  professores e  bolsistas pibidianos, de aproximação do corpo docente em situações diversas do cotidiano escolar, constituindo-se um momento de fortalecimento e valorização docente. 

 

Cancioneiro da Rota Notícias

cancioneirodarota@hotmail.com

Fone: (42) 3028-9939