Silvestre Alves

02/09/2013 00:09

NAS VEREDAS DO SERTÃO

Algumas páginas da nossa história através de versos e acordes


O lançamento do cd está previsto para o mês de outrubro de 2013. Os temas abordados nas canções são TROPEIRISMO, A VIDA DO CABOCLO DO SERTÃO BRASILEIRO e o ENALTECER DAS BELEZAS NATURAIS DOS ERMOS SERTÕES, onde fatos históricos se sucederam.

Um recorte temporal leva o ouvinte leitor aos séculos XVIII e XIX, período em que, na América do Sul, não havia ainda meios de transportes como hoje. Nesse período, era sobre os ombros dos nativos, africanos e caboclos que todo tipo de mercadoria era transportado. Chegou um momento em que a demanda de mercadorias e consequentemente de transportes exigiu a introdução das mulas e burros para dar conta dessa árdua tarefa. Por mais de 200 anos esse meio de transporte imperou nos sertões do Brasil. Nesse período, os primeiros brasileiros fincaram suas raízes nesse chão, iniciando efetivamente  uma nova nação. Ciclos econômicos de exploração dos recursos naturais se intensificaram, e novas atividades foram surgindo, juntamente com essas atividades, costumes diversos foram levados por tropeiros e desbravadores. Hoje, desse processo somos herdeiros e continuadores. Nesse contexto, é indispensável que se entenda e respeite a memória de quem construiu a história até nossos dias, para que possamos nos orientar no caminho a ser seguido. 

Para elaborar este trabalho de natureza artística, e portanto subjetiva, procurei apreciar e considerar matérias informativas e literaturas relacionadas aos temas abordados e assim provocar a curiosidade e a pesquisa. 

Participe deste trabalho através deste site, mandando sua crítica construtiva.

 

Cancioneiro da Rota Notícias

cancioneirodarota@hotmail.com

Fone: (42) 3028-9939