Silvestre Alves

15/03/2013 03:03

"Cancioneiro da Rota" resgata tropeirismo nas escolas

Paula Schamne

JORNAL DIÁRIO DOS CAMPOS

O projetop está acontecendo também nas escolas municipais.


 

 

Publicado em 23/08/2011, atualizado em 03/09/2012. Imagem - Rodrigo Covolan

Costumes, músicas regionais, história e ‘causos’ são alguns dos aspectos englobados no projeto de Silvestre Alves

Resgatar a história dos tropeiros, homens que tiveram importante contribuição na colonização dos Campos Gerais, é a missão e o objetivo de Silvestre Alves, o ‘Cancioneiro da Rota’. Com músicas, palestras e oficinas, o projeto contribui para a conservação histórico-cultural da formação de muitos municípios da região. O ‘Cancioneiro da Rota’ acontece a oito anos nas pousadas rurais da Rota dos Tropeiros. Atualmente, está sendo levado também para as escolas estaduais e municipais com intuito de valorizar o tropeirismo.

Alves explica que a idéia surgiu de sua própria origem e história. “Sou do interior do Paraná, de Rebouças, filho de caipira. Então resolvi resgatar e documentar a história da minha família. A partir desta pesquisa vi a necessidade e importância deste resgate para a educação”, conta. Então ele começou a escrever canções de homenagem aos tropeiros e também buscar outros compositores. “Nasceu assim o ‘Cancioneiro da Rota’”, fala.

De acordo com Alves, o tropeirismo na região dos Campos Gerais tem algumas peculiaridades que o diferenciam do movimento que aconteceu em Minas Gerais. “Além das mulas, que eram muito valiosas, os tropeiros eram responsáveis por levar recados e outros produtos para serem comercializados. As mulas eram as principais mercadorias”, diz. Para ele, isso influenciou na formação do estado.    

No ano passado, o projeto atendeu escolas estaduais em parceria com o Núcleo Regional de Educação. Este ano, o trabalho está sendo desenvolvido nas escolas municipais, com apoio do Sesc. O trabalho é desenvolvido com oficinas, músicas e palestras. “Apresentamos um pouco da história, dos costumes tropeiros e também dos feitos destes homens”, diz.

O Cancioneiro da Rota é interpretado pelo próprio autor, Silvestre Alves, também em teatros, salões de eventos, restaurantes, pousadas. Além das composições próprias, eke interpreta também, ao violão, as canções inesquecíveis que retratam, com singelo lirismo e simplicidade, a dualidade cidade/campo.

Reconhecimento internacional

Recentemente, o projeto ‘Cancioneiro da Rota’ foi convidado a participar do Seminário Internacional Brasil - Espanha que, além de promover diversos eventos relacionados ao tropeirismo, deve solicitar à Unesco a declaratória do Tropeiro Brasileiro como Patrimônio Cultural da Humanidade. O trabalho realizado na cidade também será apresentado na Espanha, que busca implantação semelhante. “O que os espanhóis têm na teoria, nós já fazemos na prática”, diz.

Jogo do Tropeiro estimula aprendizado

O Jogo do Tropeiro nasceu da necessidade de desenvolver novas ideias e recursos para facilitar o aprendizado dos alunos. O intuito do jogo é remontar, de forma agradável e divertida, a saga tropeira no Caminho de Viamão. À medida que as pessoas vão jogando, é possível reviver o caminho das tropas e conhecer a geografia e história das cidades dos Campos Gerais. “A finalidade do jogo não é puro entretenimento. Ele é educativo”, explica Silvestre Alves, idealizador do jogo.

Segundo ele, o jogo levou dois anos para ser concluído. “Demandou muita pesquisa para a elaboração. Com ele, pretendo também que as pessoas leiam mais e realmente conheçam a história do estado”, fala. São 40 protótipos feitos de forma semi-artesanal. “Estamos agora tentando negociação com algumas empresas para fabricação do jogo”, explica.

O Jogo do Tropeiro foi levado a Minas Gerais para explicar o ‘modelo’ do tropeirismo da região, que tinha as mulas como moedas, além de meio de transporte. Também fará parte das comemorações da Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Um painel, inspirado no jogo criado por Silvestre Alves, será construído por uma artista plástica da região.

Conheça o jogo no site www.jogodotropeiro.com.br.

Cancioneiro da Rota Notícias

cancioneirodarota@hotmail.com

Fone: (42) 3028-9939