Silvestre Alves

10/03/2013 00:03

Grupo Rotageo promove colóquio sobre tropeirismo

Mari Cleia Aparecida de Andrade

UEPG

Palestras, debates e saída de campo integram a programação do I Colóquio sobre Tropeirismo e Patrimônio, que se realiza nos dias 14 e 15 de outubro de 2012


 

O grupo de pesquisas Rotageo – Patrimônio, Geoturismo e Educação na Rota dos Tropeiros, do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove o I Colóquio sobre 'Tropeirismo e Patrimônio', nos dias 14 e 15 de outubro, no Auditório do Observatório Astronômico, Campus de Uvaranas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Departamento de Geociências ou através do e-mail rotageo@gmail.com.

O evento é uma parceria com pesquisadores de Brasília e tem o objetivo de proporcionar reflexões e debates sobre as paisagens e o patrimônio cultural-natural, principalmente no âmbito da Rota dos Tropeiros e Campos Gerais no Paraná. “Significa oportunidade de intercâmbio institucional, alem da integração cultural de participantes de ambas as instituições com este amplo eixo de discussões geocientíficas”, diz o professor Antonio Liccardo, da organização do colóquio.

No domingo (14), as atividades serão desenvolvidas com trabalho de campo. Na segunda-feira (15), após a abertura oficial, os participantes assistiram à palestra com os temas ‘Patrimônio cultural: reflexões sobre a pesquisa e políticas de preservação’ (Leonel Brisola Monastirsky-Degeo/UEPG) às 9h; ‘A memória cultural e o turismo nos Campos Gerais’(Márcia Droppa Detur/UEPG), às 9h30; e ‘Patrimônio cultural e totalidade urbana: princípios geográficos da análise’ (Everaldo Costa-Universidade de Brasília-UNB), às 10h20. Na sequência, serão aberto o debate acerca dos temas tratados nas palestras.

Na continuidade da programação, às14h, abre-se espaço para o tema ‘Patrimônio natural da região dos Campos Gerais’(Mário Sérgio de Melo-Degeo); às 14h30, ‘Patrimônio geomorfológico no Brasil central: perspectivas e desafios da pesquisa geográfica’ (Valdir Steinke-UNB); às 15h, ‘Interpretação e Valoração de Paisagens (Solange Guimarães –Universidade Estadual de São Paulo-Unesp); e às 15h30, ‘Roteiro geoturístico na rota dos tropeiros do PR’ (Antonio Liccardo –Degeo/UEPG). Em seguida haverá nova rodada debates e o encerramento do evento.

Cancioneiro da Rota Notícias

cancioneirodarota@hotmail.com

Fone: (42) 3028-9939