Silvestre Alves

16/02/2013 10:02

Tropeirismo encerra atividades Semana de Museus na UEPG

Neomil Macedo

portal.uepg.br/noticias


22/05/2012

No último sábado (19/5), o Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) encerrou sua participação na 10ª Semana Nacional de Museus com o workshop “Tropeirismo: o reconhecimento como patrimônio cultural e suas possibilidades de ensino”. O evento ocorreu em parceria com o Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, em especial com o Projeto PIBID/História, coordenado pela professora Silvana Maura Batista de Carvalho.

O workshop sobre “Tropeirismo e identidade regional” teve o objetivo de enriquecer o processo de formação das acadêmicas do curso de Pedagogia quanto às questões relacionadas ao reconhecimento do ciclo do Tropeirismo como patrimônio cultural e a sua importância na identidade cultural da comunidade dos Campos Gerais. Conforme a professora Elizabeth Johansen, do Museu Campos Gerais, cada vez mais se reconhece no processo de formação escolar dos alunos da educação básica a importância do estudo sobre tropeirismo, tendo em vista a necessidade atual de investir-se na preservação patrimonial, histórica e ambiental, como forma de assegurar um referencial identitário, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência preservacionista e o exercício da cidadania.

O workshop foi ministrado por Silvestre Alves, professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Paraná; técnico em Turismo com ênfase em Turismo Rural; autor do projeto de resgate cultural Cancioneiro da Rota e do Jogo do Tropeiro, material paradidático elaborado para trabalhar de forma lúdica com o conteúdo curricular. É autor e intérprete das canções do CD Cancioneiro da Rota e colaborador do projeto Tropeiro Brasil em convênio com a ONG Núcleo de Amigos da Terra e da Água e a Universidade de Girona (Espanha).

O workshop será novamente ofertado no próximo dia 2 de junho para os acadêmicos do Curso de História da UEPG.

 

Cancioneiro da Rota Notícias

cancioneirodarota@hotmail.com

Fone: (42) 3028-9939